A arte representa a sabedoria coletiva de uma civilização. Por isso, ela também pode servir como um guia para o nosso desenvolvimento. Porém, é necessário que ela seja uma obra realmente significativa, e não só uma peça de decoração aleatória. Jordan Peterson explica os benefícios de se estabelecer relações com esse tipo de objeto:
A expansão da visão de mundo.
Entrar em contato com uma obra de arte verdadeira é entrar em contato com a sabedoria coletiva da nossa espécie. Essas obras são frutos das tentativas de pessoas buscando entender o que é a vida, o que é valioso nessa experiência e como superar suas dificuldades. Assim, uma relação com a arte expande nossa visão de mundo e de suas possibilidades.
O aumento do autoconhecimento
A arte também é uma tentativa do ser humano de conhecer a si mesmo, tarefa que nunca está totalmente acabada. Contemplar certas obras nos leva a exclamar: “como um ser humano foi capaz de realizar isso?”. Então, podemos perceber o mistério inerente à nossa espécie e as capacidades impressionantes que ela possui, nos inspirando a buscar realizar esse potencial.
A renovação da atitude diante da vida.
Conforme amadurecemos, tendemos a perder o contato com a beleza das coisas simples ao nosso redor. Basta andarmos ao lado de uma criança pequena e veremos como tudo lhe parece interessante: as folhas das árvores, um pássaro, a vitrine de uma loja, etc. Olhar o mundo através da visão de um artista é uma forma de se reconectar com a beleza da existência, diminuindo a necessidade de buscar estímulos cada vez mais fortes para compensar esse vazio.
O estabelecimento do contato com o transcendente.
Um dos papéis mais importantes da arte é possibilitar uma relação com o transcendente. Sem essa relação, a vida humana fica vazia e sem um sentido último, o que, com o passar do tempo, acaba nos fragilizando mentalmente. Peterson afirma que uma relação com o transcendente é fundamental para a saúde psicológica do ser humano e sua resiliência diante dos desafios da vida:
“Compre uma obra de arte. Se for uma obra verdadeira, ela vai invadir sua vida e mudá-la. Uma obra de arte verdadeira é uma janela para o transcendente, e você precisa disso na sua vida… A menos que você consiga estabelecer uma conexão com o transcendente, você não terá forças para prevalecer diante das situações realmente desafiadoras da vida” Jordan Peterson.