Cegueira voluntária é o ato de tentar não enxergar um problema que está na nossa frente, na esperança que ele deixe de existir. Fazemos isso quando criamos racionalizações para justificar uma situação que sabemos ser falsa ou errada. Esse tipo de comportamento cria um sentimento crescente de que nossa vida não é verdadeiramente nossa.

“A cegueira voluntária é o pior tipo de mentira. É sútil. Ela se auto justifica através de racionalizações. A cegueira voluntária é a recusa em saber algo que poderia ser conhecido. É a recusa de reconhecer que o som das batidas significa que tem alguém na porta. É a recusa em ver o gorila gigante na sala, o elefante debaixo do tapete, o esqueleto no armário”

“Erros requerem sacrifícios para serem corrigidos, e erros sérios requerem grandes sacrifícios. Aceitar a verdade significa sacrificar – e se você rejeitou a verdade por um longo tempo, então você acumulou um débito sacrificial perigoso.” 

“A mente racional orgulhosa, confortável com suas certezas, se enamorada de seu próprio brilhantismo, é facilmente tentada a ignorar o erro, e a varrer a sujeira para baixo do tapete… Kierkegaard concebeu esse modo de vida como “inautêntico”. Uma pessoa inautêntica continua a perceber e agir de maneiras que sua própria experiência demonstrou ser falsa. Ela não fala com sua própria voz.”

“O que acontece se, em vez disso, decidirmos parar de mentir? Conforme você vive de acordo com a verdade, você vai ter que aceitar e lidar com os conflitos que esse modo de existência gera. Se fizer isso, você vai continuar a amadurecer e se tornar mais responsável, você vai se aproximar cada vez mais dos seus novos objetivos mais verdadeiros… “

“Se sua vida não é o que poderia ser, tente contar a verdade”  Jordan B. Peterson

Iniciar conversa
Agende uma consulta
Olá! Gostaria de agendar uma consulta? Estou à disposição!