Os sonhos revelam aspectos gerais do funcionamento psicológico dos pacientes, especialmente quando analisados em séries. Alguns temas recorrentes podem ajudar no diagnóstico diferencial de de certas condições, como a ansiedade:

Sonhos de não estar preparado para um exame.

Passar por uma situação de avaliação e não estar preparado são temas comuns em pessoas ansiosas, especialmente quando existe ansiedade social. Isso representa a insegurança do indivíduo perante o olhar do outro, ou medo de não estar à altura das suas responsabilidades

Sonhos com perseguição

Podem indicar ansiedade proveniente de insegurança e sentimento de vulnerabilidade. O mundo é sentido como um lugar perigoso e o indivíduo se sente desprotegido, o que gera um estado de alerta constante.

Sonhos com quedas

Surge em pessoas que possuem ansiedade inconsciente, ou seja, que conseguem esconder, se dissociar ou simplesmente ignorar a ansiedade. Cair pode simbolizar ser obrigado a confrontar esses sentimentos.

Sonhos com desastres naturais

Recorrentes em ansiedade decorrente de mudanças bruscas de contexto na vida, como mudança de trabalho, relacionamento, fases da vida ou mudanças interiores, de personalidade. Podem indicar o prenúncio de mudanças positivas ou negativas de identidade.

 Apesar de podermos usar certos temas recorrentes como indicativos de estruturas de personalidade, eles são apenas pontos de partida para entendermos como aquele tema se relaciona com o caso particular do paciente. O contexto individual sempre pode mudar radicalmente o significado de um sonho.

Iniciar conversa
Agende uma consulta
Olá! Gostaria de agendar uma consulta? Estou à disposição!