Muitas vezes, as pessoas passam a se comportar de forma regredida repentinamente. Então, passam a agir como agiam no passado, ou como se estivessem em uma fase do desenvolvimento anterior. Na psicologia analítica, isso é chamado de restauração regressiva da persona.

No processo de desenvolvimento, as pessoas podem sofrer golpes dolorosos da vida. Isso desestabiliza a personalidade por um período, mas a recuperação costuma acontecer gradualmente, como a cicatrização de uma ferida. Porém, em alguns casos, a personalidade pode regredir.

A restauração regressiva da persona é uma forma inconsciente de voltar a um ponto do desenvolvimento onde aquele problema não existia. Isso pode acontecer em diversos contextos da vida.

Uma pessoa que sofre uma decepção grande com um casamento passa a evitar compromissos e voltar a se relacionar como um adolescente. Uma pessoa que sofre um fracasso em uma tarefa de liderança passa a buscar somente cargos mais baixos, mesmo que estejam aquém da sua competência. Um adolescente sofre um abuso sexual e passa a se comportar como criança, etc.

Nesses casos, é necessário reconhecer a situação crítica que causou a regressão e, com ajuda da análise dos conteúdos inconscientes, descobrir quais os próximos passos necessários para o paciente superar gradativamente os bloqueios que foram criados. Isso possibilita o reestabelecimento do fluxo adequado do desenvolvimento.

Iniciar conversa
Agende uma consulta
Olá! Gostaria de agendar uma consulta? Estou à disposição!