Relacionamentos precisam de manutenção para se manter, ou eles gradativamente se defazem, e isso é mais importante ainda no que se refere aos casais, que lidam com todas as dificuldades juntos e não apenas com momentos de prazer. Jordan Peterson descreveu algumas regras básicas para a manutenção dessas relações:
Separar tempo para passar um com outro:
Mesmo adultos, com todas as responsabilidades da vida, precisam separ tempo toda semana para passarem juntos, pelo menos 4 horas. Não priorizar esse tempo devido a outras demandas pode parecer racional inicialmente, mas as consequências desastrosas de uma relação deteriorada, em todas as áreas da vida, deve ser o suficiente para provar o contrário.
Aprender a negociar:
Para negociar precisamos primeiro saber exatamente aquilo que queremos e necessitamos, para então estar diposto a discutir isso com o outro, e ouvir suas demandas também. Se você falhar em especificar aquilo que você quer e esperar que o outro adivinhe, punindo-o quando isso não acontece, o seu relacionamento estará muito provavelmente fadado ao fracasso.
Arriscar e confiar:
Relacionamento requer confiança, e quanto mais profunda for a confiança, mais profundo será o relacionamento. Confiança requer coragem, pois envolve se tornar vulnerável a ser ferido por uma decepção. Por outro lado, sem correr esse risco, você nunca provará quais relacionamentos são verdadeiros e quais se mantém apenas por serem superficiais.
Não mentir:
Você não conseguirá confiar no outro se não puder confiar em si mesmo, e mentir. Mesmo quando um erro for cometido, é preciso haver coragem para uma confissão voluntária, pois descobrir algo que estava sendo escondido causa um dano grave à relação. Uma das decisões mais importantes para manter uma relação viva é não mentir.
“Se você contar a verdade ao seu parceiro, e se esforçar para agir de forma que você possa falar abertamente sobre suas ações, então você terá alguém para confiar quando a maré se agitar e seu navio ameaçar naufragar. Isso pode ser literalmente a diferença entre a vida e a morte. Em uma relação, onde o romance se mantêm vivo, a verdade precisa ser o rei.” – Jordan Peterson