Em algum momento todos lidamos ou iremos lidar com um período de sofrimento mais intenso: a perda de um emprego, uma doença grave em nós ou em alguém que amamos, um luto e outras tragédias que podem ocorrer repentinamente. Apesar da dor ser inevitável nestas situações, Jordan Peterson ensina algumas formas de atravessar esses momentos da melhor forma possível:

Separe um tempo para pensar no problema:

Quando passamos por algum tipo de situação aflitiva, podemos passar muito tempo pensando nela e paralisarmos toda nossa vida. Por outro lado, a atitude contrária, de tentar viver como se nada estivesse acontecendo, é igualmente prejudicial. Separar um tempo no dia para pensar voluntariamente no problema pode nos ajudar a não pensar nele excessivamente, e conseguir a continuar com o essencial da nossa rotina, já que existirá um momento certo para lidarmos com as preocupações.

Faça planos de curto prazo.

Nos momentos de crise é muito difícil pensar nos nossos objetivos para um futuro distante e isso pode aumentar desnecessariamente nossas preocupações. Em vez disso, prefira fazer metas simples, de curto prazo, para aquele dia ou aquela semana. Se concentre em colocar aquilo que está sob o seu controle em ordem, concertar o que pode ser concertado e melhorar o que pode ser melhorado. “Basta a cada dia o seu mal’ (Mt 6:34)

Valorize os pequenos momentos de alegria.

Mesmo um dia ou um período ruim pode conter pequenos momentos de felicidade. Brincar com um animal de estimação ou uma criança, sentir o sol na pele, tomar um copo de café, ver algo engraçado, etc. Aprender a apreciar esses pequenos momentos pode ser de grande ajuda para conseguirmos continuar atravessando os momentos turbulentos da nossa vida. 

Seja grato, apesar do sofrimento.

Não importa o quão ruim seja a situação pela qual estamos passando, amaldiçoar a vida sempre vai deixá-la ainda pior. Buscar ser grato mesmo nesses momentos é uma atitude difícil, que requer coragem, mas não existe alternativa. Coragem e nobreza diante de uma tragédia é o antídoto para o veneno da voz destrutiva do niilismo que aparentemente se justifica nessas situações. 

“Você percebe o quão difícil a vida é, ou  poderia ser, e percebe isso claramente. Apesar disso, você se mantém grato, porque essa é a atitude intrépida diante da vida e suas dificuldades. Você não é grato porque é ingênuo, mas porque decidiu estender a mão para encorajar o melhor em você  e no mundo… essa atitude diante da existência te posiciona melhor do que qualquer outra atitude frente às vicissitudes da vida.” (Jordan Peterson)

Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Anteriores
Novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Sinta-se à vontade para comentarx
Iniciar conversa
Agende uma consulta
Olá! Gostaria de agendar uma consulta? Estou à disposição!