Ariel é uma sereia, um ser humano pela metade, que busca se tornar um ser humano completo, assim como Pinóquio. Isso pode ser visto como uma representação do que Jung chamou de processo de individuação, que consiste em tornar-se quem se é realmente. Essa história também mostra algumas armadilhas que podem ocorrer neste caminho.

A primeira armadilha acontece quando o pai de Ariel destrói todos os objetos da superfície que ela coleciona, para tirar da cabeça dela a ideia de querer ir para o mundo dos humanos. Revoltada com o pai, ela acaba fazendo um pacto com a bruxa do mar, que a engana.

O pai representa os valores e normas culturais que, quando se impõe de forma muito rígida, podem nos impedir de ser quem realmente somos. Porém, se em vez de fazermos uma crítica balanceada para aplicar essa cultura nas nossas vidas, nós simplesmente a abandonarmos totalmente, nós caímos no oposto, no caos, representado pela bruxa. Assim, sem essa base cultural, nos tornamos desorientados e vulneráveis.

A segunda armadilha vem do pacto que Ariel faz com a bruxa. Ela troca sua voz por um par de pernas, para se parecer com um ser humano completo e conseguir ficar com o príncipe. Porém, a bruxa usa a sua voz para se casar com o príncipe em seu lugar.

Caímos nessa armadilha quando sacrificamos nossa identidade, nossa voz, para atingir objetivos. Entramos em um trabalho ou em um relacionamento só pela aparência, status ou conveniência. Acabamos construindo uma vida de aparência, que não é realmente nossa, e ficamos ressentidos. Por fim, acabamos escravos de outros que nos usam para atingir seus próprios objetivos. 

Ariel cai nessas armadilhas quando, em vez de enfrentar o mundo e fazer o trabalho doloroso de construir as próprias pernas usando sua personalidade real, sua voz, e as ferramentas da sua cultura, ela tenta pegar um atalho e acaba traindo a si mesma e sua cultura, representada pelo pai.

Explorei mais profundamente o significado simbólico dessa história em um vídeo disponível no meu canal do Youtube:

Também está disponível no Spotify, em formato Podcast:

Iniciar conversa
Agende uma consulta
Olá! Gostaria de agendar uma consulta? Estou à disposição!